A Raça Campolina
Surgimento da raça
Em 1870, Cassiano Campolina, nascido em 10 de julho de 1836, ganhou a égua Medeia, já prenha de um Andaluz de D. Pedro II. Deste cruzamento nasceu o potro batizado Monarca. Esse é o início de uma história de sucesso e conquista: a formação da raça Campolina. Cassiano tinha como principal objetivo formar cavalos de grande porte, ágeis, resistentes e de boa aparência. Para isso, selecionou e cruzou raças de cavalos como PSI, Anglo-Normando e Marchador conforme sua intuição e experiência.
A morfologia

O porte nobre, as formas harmoniosas, os traços curvilíneos e uma estrutura óssea muscular que favorece o andamento marchado são as principais características que diferenciam e tornam o Campolina um cavalo único.Toda essa harmonia é coberta por pelagens de rara beleza, sendo a baia predominante na raça, porém a alazã, castanha, preta, tordilha e pampa também são bastante encontradas, dando ainda mais diversidade e exclusividade à raça Campolina.A cabeça suavemente convexilínia deve ser proporcional ao pescoço rodado de formato trapezoidal, destacando expressivas orelhas lanceoladas de tamanho médio e bem implantadas. Seus olhos vivos e grandes, suas crinas fartas e sedosas e sua garupa ampla e longa, suavemente inclinada também fazem que o Campolina seja reconhecido e marque presença por onde quer que passe.

O grande marchador
O andamento marchado tem uma cadência de quatro a oito tempos, sem momento de suspensão. Isso diminui o atrito percebido pelo cavaleiro e proporciona uma equitação suave e menos desgastante. É por esta razão que os cavalos de marcha são os preferidos em todo mundo, não apenas pelos cavaleiros adeptos a longas cavalgadas e jornadas diárias, como também pelos iniciantes e todos que desejam uma atividade eqüestre prazerosa e saudável que não seja extenuante ou exija preparo físico e técnico. Outro diferencial apaixonante da raça é sua docilidade e seu temperamento de sela.
Na última década, o foco dos criadores de Campolina tem sido manter e aprimorar a marcha diferenciada em suas características de maciez, estilo e desenvoltura. Tanto a marcha picada, com maior tempo de apoios laterais, quanto a batida, com maior tempo de apoios diagonais, podem ser encontradas no cavalo Campolina.
Fonte: www.campolina.org.br
